SEM: O quê é e como utilizar essa estratégia?

Se está interessado em marketing digital, então já deve ter se deparado com dois termos: SEM e SEO. Embora o segundo seja mais conhecido, muitas pessoas ainda não conhecem o primeiro. 

Mas, afinal, o que é SEM? Como ele se relaciona com o SEO e como ele pode te ajudar?

SEM (Search Engine Marketing) é um conjunto de estratégias com o objetivo de promover seu negócio nas plataformas de busca. 

Ou seja, SEM marketing consiste em estratégias que têm um objetivo comum: otimizar sites para colocá-los mais perto do topo das páginas de resultados em buscadores como Google, Bing, dentre outros.

A seguir, veremos em detalhes o marketing de busca e como você pode usar essa estratégia.

O que é Search Engine Marketing (SEM)

É quase impossível falar de marketing sem pensar na internet e, principalmente, nos mecanismos de busca. O SEM significa justamente as técnicas focadas nessa necessidade das empresas de serem vistas no ambiente virtual.

Há alguns anos, havia várias plataformas como o Altavista e o Cadê. Entretanto, com a ascensão do Google, hoje quando perguntamos o que é SEM, estamos querendo saber em grande parte sobre as estratégias com o foco no Google. Algumas exceções seriam o Bing e o YouTube.

Pensando no Google, o Marketing de busca é uma das principais estratégias usadas pelo marketing digital e envolve o entendimento do que precisa ser feito para o colocar a sua página no topo da página de pesquisa (SEO) e como extrair o máximo dos anúncios pagos (Links Patrocinados).

Search Engine Optimization (SEO)

Qual a relação entre SEM e SEO? SEO (Search Engine Optimization), SEM e marketing digital estão todos conectados. O fato é que o SEO faz parte do SEM, que, por sua vez, faz parte do marketing digital.

O SEO, que em português significa a otimização para os mecanismos de busca, é o braço do marketing de busca (SEM) que objetiva entender os mecanismos para a indexação no topo das páginas de buscas e executá-los.

De maneira prática, podemos citar o trabalho das palavras-chave, o tempo de carregamento do portal, a estrutura do site, a relevância dos conteúdos, a legibilidade, entre outros fatores conhecidos e outros secretos.

Para você ter ideia da importância do SEO para um negócio, é conhecido que mais de 50% dos cliques numa busca acontecem nos primeiros dois links da página.

Links patrocinados

Por outro lado, os links patrocinados fazem parte dos SEM anúncios, o braço do Search Engine Marketing que foca no pagamento das plataformas – principalmente o Google por meio do Google Ads – para que elas veiculem com prioridade uma página.

Se, por um lado, o SEO busca entender as regras do algoritmo para que um link tenha destaque organicamente, os links patrocinados tomam um atalho e, por meio de um investimento, fazem o caminho direto.

Mas não basta simplesmente pagar as plataformas para destacar um link. Existem técnicas para que o investimento gere o melhor resultado possível. É preciso fazer uma segmentação coerente com o produto ofertado, bem como uma mensagem clara e outras estratégias de marketing.

Por que o SEM é importante?

Como mencionado, mais de 50% dos cliques numa página de buscas acontecem nos primeiros dois resultados. Além disso, a primeira página do Google concentra praticamente 100% dos cliques de uma busca.

Fale a verdade. Quando não encontra o que está buscando, você muda de página ou muda a busca primeiro? Quase todo mundo altera a busca antes de insistir em outras páginas. Veja a importância de estar bem indexado no topo, ou seja, a importância do Search Engine Marketing (SEM).

O SEM marketing faz isso de duas maneiras que são complementares. Pelas estratégias de SEO e pelos links patrocinados. Ambas as técnicas promovem a melhora na indexação dos mecanismos de busca, o que gera leads, conversões e vendas.

Como utilizar SEM na sua estratégia?

Veremos agora como usar o Search Marketing para melhorar a indexação dos seus links nos mecanismos de busca, principalmente o Google.

Vamos dividir essa explicação entre o SEO (Search Engine Optimization) e os links patrocinados. Ambas as estratégias são complementares e por isso importantes.

Tenha em mente, contudo, que o SEM trata das estratégias com o foco nos mecanismos de busca. Outras áreas do marketing digital são importantes para melhorar os resultados como uma comunicação clara, entendimento do funil de vendas, identidade visual, entre outros fatores que vão influenciar nos seus resultados.

Usando links patrocinados (Google Ads)

Os links patrocinados, como o Google Ads, são um “atalho” para que o seu link fique em destaque nos mecanismos de busca. No Google, você pode identificar esses links pela palavra “Anúncio” em evidência.

Contudo, esse “atalho” não é tão simples quanto parece. É preciso usar algumas técnicas para que o investimento não seja jogado no lixo. Um dos principais pontos é saber segmentar para quem seu SEM anúncio irá aparecer.

Como cada clique no anúncio irá te custar, então o melhor é que só entre no seu link potenciais clientes. Sendo assim, é importante entender quem são essas pessoas, sua idade, renda, interesses similares, região geográfica, etc. 

Além disso, é importante trabalhar toda a comunicação da página para que você não atraia o público para uma mensagem sem efetividade na hora de converter.

Usando SEO

Para que o Google continue sendo um mecanismo de busca relevante, ela precisa continuar sendo usado pelas pessoas. Sendo assim, ele precisa entregar páginas relevantes e bons conteúdos.

Então o Google tem um trabalho árduo para conseguir identificar as melhores páginas e colocá-las no topo. Dentro do marketing de busca, o SEO busca entender como o Google (ou outros mecanismos como o YouTube) faz esse trabalho e executar as diretrizes para um melhor ranqueamento na página.

De modo geral, podemos dividir o SEO entre SEO On page e SEO Off Page:

SEO On Page

SEO On Page são as técnicas de SEO que são aplicadas dentro da sua página. 

Podemos destacar elementos como a responsividade e a velocidade de carregamento. Elementos relacionados com programação, escolha de servidor e montagem geral do site e da página. 

Além disso, existem outras preocupações dentro do SEO On Page como conteúdo relevante, trabalho da palavra-chave, meta-description, legibilidade, entre outros envolvendo o marketing de conteúdo.

O ponto mais importante é lembrar que dentro do Search Engine Marketing e do SEO é que o Google e outros mecanismos de busca estão de olho na experiência do cliente. Sendo assim, eles vão priorizar páginas rápidas, com uma estrutura lógica agradável, conteúdos de qualidade e que satisfaçam o que as pessoas esperam deles. 

SEO Off Page

Por outro lado, o SEO Off Page tem relação com as técnicas que estão fora da sua página. Ou seja, os elementos do algoritmo do Google que não estão relacionados à sua página, mas que vão influenciar no seu ranqueamento.

Dentro do marketing de busca e do SEO Off Page, o mais importante é a construção da rede de links. Para saber a relevância de uma página na internet, o principal critério do Google é a quantidade de outras páginas que fazem menção à sua.

Para conseguir essa rede de links, existem inúmeras estratégias e elas vão depender de uma estratégia mais geral de marketing. Algumas famosas são os guest post, as campanhas de ações de comarketing e o press release.

Qual é a melhor estratégia: links patrocinados ou SEO?

Links patrocinados e SEO fazem parte do SEM (Search Engine Marketing) e são complementares ao invés de serem concorrentes. Isso quer dizer que são dois braços do SEM usados em conjunto.

É claro que algumas empresas vão priorizar os links patrocinados e outros vão priorizar a forma orgânica de ranqueamento (SEO). Isso vai depender de uma estratégia de marketing digital mais ampla.

Empresas que estão em um novo mercado ainda desconhecido para o ranqueamento do Google podem encontrar dificuldade dentro do SEO e priorizar o Google Ads, por exemplo. Já outra em um ambiente de concorrência acirrada pode enxergar no SEO uma vantagem competitiva, um diferencial para ser encontrada e poupar custo com os anúncios.

Como implementar o SEM no seu negócio

Se você chegou até aqui, parabéns! Você agora sabe as linhas gerais do SEM já pode começar a pensar nas próximas etapas para implementar as técnicas no seu negócio.

Vimos o que é o SEM e como ele se relaciona com o SEO e com os links patrocinados. Além disso, você soube que os dois representam braços importantes do Marketing de buscas e que o uso deles depende da estratégia de marketing digital.

Fomos além e falamos sobre como aplicar o SEM ao negócio. As preocupações com segmentação no caso do Google Ads, a importância da experiência do usuário para o SEO e a necessidade da construção da rede de links no SEO Off Page.

O trabalho conjunto desses elementos garante uma indexação no topo do Google e outros mecanismos de busca. Essa indexação gera resultados de verdade para o negócio, o que compensa todos os investimentos feitos.

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